top of page

Informe sobre coletas e análises de amostragem de águas, sedimentos, solos e lamas - 21.Fev.2022



Olá novamente a todos que estão acompanhando a Força-Tarefa de voluntários iniciada em 13.jan.2022, referente à criação da rede de amostragem e monitoramento (de águas, sedimentos/solos/lamas) do Quadrilátero e seu entorno.


Vimos agora informar que já estão disponíveis os resultados laboratoriais iniciais das águas superficiais analisadas pela parceria da profa. Dulce Pereira (UFOP) com o prof. Ulisses Nascimento (UFMA). Essas análises tiveram o apoio do gabinete da Deputada Áurea Carolina.


Os arquivos com a Nota Explicativa (incluindo tabelas e gráficos analíticos), assim como os mapas (geral e específicos para os elementos acima dos limites legais) desses resultados podem ser acessados no site do Grupo de Pesquisa em Educação, Mineração e Território (EduMiTe): www.edumite.net/que-lama-e-essa


No mais, conforme mensagens anteriores, ainda estamos estruturando a rede de laboratórios que possam efetuar as demais análises.


Saudações,


EduMiTe (Gp de Pesquisa em Educação, Mineração e Território - Daniela Campolina, Paulo Rodrigues e Lussandra Gianasi); Laboratório de Educação Ambiental e Pesquisas LEA:AUEPAS/DEPRO-DEGEP/UFOP (Profa. Dulce Maria Pereira); Laboratório de Solos e Meio Ambiente IGC/UFMG (Profa. Adriana Monteiro), MovSAM (Luciano Corrêa, Dani Campolina e Paulo Rodrigues) e Projeto Manuelzão

bottom of page