Linhas de Pesquisa
Observatório
de Barragens de Mineração
O Observatório de Barragens de Mineração (OBaM) tem como objetivo levantar, construir, analisar e divulgar dados geoespacializados de forma didática sobre barragens de mineração, enfatizando a escala da bacia hidrográfica e os impactos dessa atividade minerária no nível no território afetado/atingido.
Observatório Educação e
Mineração
O Observatório Educação e Mineração (ObEM) visa mapear práticas de mineradoras envolvendo a educação como, por exemplo, cursos de formação de professores, materiais didáticos, visitas escolares a complexos minerários, financiamento de projetos educativos e de infraestrutura. Identificando a linguagem e as argumentações, assim como estratégias de invisibilização de controvérsias e impactos causados por esta atividade econômica.
Práticas e Materiais Didáticos
A linha de pesquisa Práticas e Materiais Didáticos objetiva compartilhar e construir coletivamente materiais e sequências didáticas que visem a problematização da atividade minerária e suas controvérsias, especialmente quanto aos desastres minerários e a lama invisível sob a perspectiva de bacias hidrográficas e gestão territorial.
Mulheres, Saberes e Resistências
Na linha de pesquisa “Mulheres, saberes e Resistências” busca-se o diálogo com movimentos e ativismos, em especial aqueles ligados às mulheres no intuito tanto de mapear as especificidades como questões de gênero influenciam nas formas de ser atingida pelos empreendimentos minerários e desastres, assim como no forma de construir resistências. É sabido da correlação entre a presença de atividade minerária e o aumento de violência (doméstica e sexual); empobrecimento e perda de autonomia financeira, dado que a mineração é fortemente assentada no trabalho de homens; negação de recebimento de auxílios derivados de desastres de barragens, pois geralmente as mulheres se ocupam de trabalhos informais. Por outro lado, devido ao envolvimento e a conexão com seu território de vida, as mulheres que muitas vezes constroem resistências.